Histórico do Quartel            Reservistas da "Classe de 1935"
 

HISTÓRICO DO QUARTEL DO EXÉRCITO

CIDADE DO RIO GRANDE - RS

 

                                        

                           7o GACosM                                                             6o GAC

 

Em 1o. de outubro de 1942, diante da necessidade de defesa do litoral brasileiro, em face da evolução da 2a Guerra Mundial, foi criado no Rio de Janeiro, juntamente com outras unidades, o 7o Grupo Móvel de Artilharia de Costa (7o GMAC), que se deslocou para Rio Grande, em 19 de novembro de 1942, aqui chegando após nove dias de viagem ferroviária.

Como não havia aquartelamento previsto para a recém criada unidade, o 7 o Grupo Móvel de Artilharia de Costa ficou acantonada nos armazéns no. 3 e 4 do Porto Velho, durante quatro meses.

Deslocou-se, depois, para a 4a Seção da Barra, junto aos Molhes, onde ocupou posição com a 1a. Bateria. A 2a Bateria ocupou posição em São José do Norte.

Terminada a Guerra, o Grupo ainda permaneceu, nesta situação até junho de 1949 quando, em decorrência da ida do 1o / 9o RI para Pelotas (RS), veio como 7o GACosM, para este aquartelamento.

Posteriormente, em 1o de janeiro de 1973, a Unidade foi transformada no 6o. GAC, pela Portaria Ministerial nº 019-DF, de 30 de junho de 1972

O primeiro Comandante do 7o GMAC, foi o Ten Cel Fernando Bruce, de 18 de setembro de 1942 a 04 de junho de 1945.

 

 

Fachada do quartel do 6º GAC - Rio Grande - RS - Brasil

 

Vista mais ampla da fachada do quartel do 6º GAC - Rio Grande - RS - Brasil

 

Pátio interno do 6º GAC, ao anoitecer

 

Vista aérea do 6º GAC com sua praça de esportes à frente.

 

Nova denominação da Praça do Quartel

 

A praça  que observamos na foto, na frente do Quartel do 6º GAC, atualmente está com um novo nome: Praça das Forças Armadas.   Foi totalmente remodelada, com bancos novos; calçada, ao seu redor, com novos ladrilhos; pintura em geral;  recuperação do ensaibramento da pista de esportes e muitos outros melhoramentos, especialmente, a retirada da mureta que cercava a mesma, propiciando o livre trânsito de pessoas, criando, desta maneira, um maior congraçamento entre civis e militares. A pista de atletismo foi aberta ao público em geral, para a prática de esportes, com acompanhamento de profissionais especializados, cedidos pelo 6º GAC.

O local foi enriquecido com a colocação de um a avião AT-26 Xavante, cedido pela Aeronáutica e uma âncora Smith cedida pela Marinha que, juntamente com o canhão Vickers Armstrong, já existente na praça, facilitaram a escolha do nome, Praça das Forças Armadas.  

 

Avião Xavante, cedido pela Aeronáutica .

 

 

Vista frontal do avião Xavante

 

 

Vista lateral do avião Xavante

 

 

Âncora cedida pela Marinha.

 

 

Âncora Smith.  Ao fundo, à direita, o prédio do futuro museu do 6º GAC.

 

 

Canhão Vickers Armstrong, já existente na praça.

 

 

Canhão Vickers Armstrong.

 

O responsável e incentivador de todas essas melhorias, foi o dinâmico e, na época, Comandante do 6º GAC, Ten Cel Augusto César Martins de Oliveira, promovido a Coronel, a partir de 30/04/2008,  tornando-se merecedor dos maiores elogios  e agradecimentos de todos os rio-grandinos.

O Cel Augusto César está reformado do Exército Brasileiro e, atualmente, mora no município do Rio Grande, no Balneário Cassino.   

 

 

Coronel Augusto Cesár Martins de Oliveira

Ex-Comandante do 6º GAC

 

O ex-Comandante do 6º GAC, o Ten Cel Sérgio Mesquita dos Santos,  foi transferido e, assumiu em seu lugar, o Tenente-Coronel Marcos Antônio Martins da Silva, em 03 de janeiro de 2012.

 

 

 

Histórico da Classe de 1935 · Histórico do Rio Grande · Integrantes · Hinos e Canções · Curiosidades · Viaturas · Armas

Confraternizações · Comissão Organizadora · Colaboradores · Ilha da Pólvora · Mapa do Site · Principal · Fale Conosco  

 

por Gil Souza de Souza  & Hélio Alves de Souza