Os Pombos-correios do 7º GACosM        Reservistas da "Classe de 1935"
 

 

Havia, dentro do estádio do 7o GACosM, um prédio de alvenaria que foi  construído para abrigar os pombos-correios .  Antigamente, as comunicações funcionavam precariamente.  Uma correspondência enviada de uma cidade para outra, com pouca distância entre elas, levava, em média, uma semana para chegar ao  destino, quando não era extraviada.  Os pombos-correios eram encarregados de suprir esta deficiência, transportando, muitas vezes, informações confidenciais.  Foram muito usados nos períodos de guerra, por quase todas as forças armadas do mundo.   Pequenas mensagens eram amarradas ao seu corpo, de preferência nas patas e eram, em seguida, liberados. Voltavam, em poucas horas, ao lugar de onde tinham sido trazidos.

O prédio do pombal do agora 6o GAC ainda está intacto, sem os pombos, servindo atualmente de local de comunicações do Grupo.    A parte de cima do pombal foi construída após a desativação do mesmo.    

 

      

Dois ângulos do antigo pombal do 7º GACosM, hoje centro de comunicações do 6º GAC.

 

 

Histórico da Classe de 1935 · Histórico do Quartel · Histórico do Rio Grande · Integrantes · Hinos e Canções 

Comissão Organizadora · Viaturas · Armas · Confraternizações · Colaboradores · Ilha da Pólvora · Mapa do Site · Principal · Fale Conosco  

 

por Gil Souza de Souza  & Hélio Alves de Souza