A fantástica e talvez a
melhor motocicleta do mundo nasceu num abrigo, localizado no quintal da
família Davidson, em Milwaukee, USA.
A primeira Harley-Davidson surgiu da engenhosidade dos irmãos
William, Walter e Arthur Davidson e um amigo, William S.Harley, que
usaram, além de ferramentas comuns, as mãos e criatividade.
Um lote de três
motocicletas, lançado no ano de 1903, foi o marco inicial da trajetória
triunfal da Harley-Davidson Motor Co.
Em 1909, com um motor muito mais potente, o V-Twin, de 7 HP, com
deslocamento de 811 centímetros cúbicos, conseguiu alcançar a “incrível
“velocidade de 97 km/h e uma produção de 1149 motocicletas.
Daí em diante, as Harley-Davidson começaram a ser usadas, também,
pela polícia militar e pelo exército, em quase todo mundo.
Na Primeira Guerra Mundial, elas já foram usadas pelo exército
dos Estados Unidos, com grande desempenho.
Durante o período de belicosidade, o exército americano utilizou
20.000 motocicletas Harley-Davidson. Em
1921, com o avanço tecnológico de seus motores, elas alcançaram a
velocidade de 160 km/h, tornando-se os veículos de duas rodas mais
velozes do mundo.
Em 1941 quase
imediatamente depois que o Japão atacou Pearl Harbor, a produção das
motocicletas Harley-Davidson foi totalmente para o uso das forças
aliadas. Ao final da Segunda Guerra Mundial, tinham sido construídas e
transportadas 90.000 WLA (versão para o exército das motocicletas
Harley-Davidson).
Moto
Harley-Davidson 1200 cilindradas, usadas no 7º GACosM.
Após a Segunda Guerra
Mundial, os americanos voltaram-se avidamente ao motociclismo. Conhecendo
a demanda que explodia por suas motocicletas, a Harley-Davidson comprou
instalações industriais adicionais no subúrbio de
Wauwatosa, Milwaukee em 1947.
Os anos 40 e 50 trouxeram mudanças para a Harley-Davidson.
O fechamento da Indian, em 1953, fez da Harley-Davidson a
sobrevivente exclusiva na indústria de motocicletas.
A Harley-Davidson seria a soberana indiscutível da estrada.
Mas a companhia não descansou em seus louros.
Saltou adiante e, em 1957, com a introdução da motocicleta Sportster,
conduziu uma nova era de
motocicletas de peso pesado. Os anos cinqüenta e os anos sessenta também
viram a explosão da cultura da motocicleta americana, com jaquetas de
couro pretas que não só se tornaram uma moda, mas também, um estilo de
vida.
O 7º GACosM
possuia, na nossa época de caserna (1954/55),
duas motocicletas Harley-Davidson novas, ano 1953 e uma motocicleta
Indian da década de 40.
Serviam de transporte para missões de reconhecimento e batedor.
Uma
antiga moto Indian em manutenção na garagem do 7º GACosM.
FICHA TÉCNICA - Motocicleta
Harley Davidson 1200 cc |
Dados iniciais |
Fabricante |
Harley Davidson Motor Co. |
Origem |
Estados Unidos |
Ano
de fabricação |
1953 |
Motor
- Harley Davidson |
Disposição |
Central |
Deslocamento |
73,27 cu. in. ou 1200 centímetros cúbicos |
Potência |
60 HP a 5200 rpm |
Torque |
70,56 lbs.ft ou 9,7 MKgf a 4000 rpm |
Combustível |
Gasolina |
Capacidade do tanque de
combustível |
18 litros |
Sistema
elétrico |
Bateria |
12 volts - 32 Amp / 20 h |
Carroceria |
Guarnição |
1 homens |
Utilização |
Missões de
reconhecimento e batedor |
Comprimento |
2290 mm |
Largura |
850 mm |
Altura |
1550 mm |
Distância entre eixos |
1590 mm |
Peso |
450 Kg |
Carga
útil |
5450 Kg |
Ângulo de entrada / saída |
37° / 46° |
Rampa
máxima |
39° |
Rodas |
3,50" x 16,00" |
Pneus |
5,00" x 16,00" |
Desempenho |
Velocidade
Máxima |
180 Km / h |
Consumo |
8,33 litros / 100 Km ou 12 Km / litro |