Motocicleta Harley-Davidson      Reservistas da "Classe de 1935"
 

 

A fantástica e talvez a melhor motocicleta do mundo nasceu num abrigo, localizado no quintal da família Davidson, em Milwaukee, USA.  A primeira Harley-Davidson surgiu da engenhosidade dos irmãos William, Walter e Arthur Davidson e um amigo, William S.Harley, que usaram, além de ferramentas comuns, as mãos e criatividade.

Um lote de três motocicletas, lançado no ano de 1903, foi o marco inicial da trajetória triunfal da Harley-Davidson Motor Co.  Em 1909, com um motor muito mais potente, o V-Twin, de 7 HP, com deslocamento de 811 centímetros cúbicos, conseguiu alcançar a “incrível “velocidade de 97 km/h e uma produção de 1149 motocicletas.  Daí em diante, as Harley-Davidson começaram a ser usadas, também, pela polícia militar e pelo exército, em quase todo mundo.  Na Primeira Guerra Mundial, elas já foram usadas pelo exército dos Estados Unidos, com grande desempenho.  Durante o período de belicosidade, o exército americano utilizou 20.000 motocicletas Harley-Davidson.  Em 1921, com o avanço tecnológico de seus motores, elas alcançaram a velocidade de 160 km/h, tornando-se os veículos de duas rodas mais velozes do mundo.

Em 1941 quase imediatamente depois que o Japão atacou Pearl Harbor, a produção das motocicletas Harley-Davidson foi totalmente para o uso das forças aliadas. Ao final da Segunda Guerra Mundial, tinham sido construídas e transportadas 90.000 WLA (versão para o exército das motocicletas Harley-Davidson).

 

Moto Harley-Davidson 1200 cilindradas, usadas no 7º GACosM.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, os americanos voltaram-se avidamente ao motociclismo. Conhecendo a demanda que explodia por suas motocicletas, a Harley-Davidson comprou instalações industriais adicionais no subúrbio de  Wauwatosa, Milwaukee em 1947.  

Os anos 40 e  50 trouxeram mudanças para a Harley-Davidson.  O fechamento da Indian, em 1953, fez da Harley-Davidson a sobrevivente exclusiva na indústria de motocicletas.   A Harley-Davidson seria a soberana indiscutível da estrada. Mas a companhia não descansou em seus louros.  Saltou adiante e, em 1957, com a introdução da motocicleta  Sportster,  conduziu uma nova era de motocicletas de peso pesado. Os anos cinqüenta e os anos sessenta também viram a explosão da cultura da motocicleta americana, com jaquetas de couro pretas que não só se tornaram uma moda, mas também, um estilo de vida.

O 7º GACosM possuia, na nossa época de caserna (1954/55),  duas motocicletas Harley-Davidson novas, ano 1953 e uma motocicleta Indian da década de 40.  Serviam de transporte para missões de reconhecimento e batedor.  

 

Uma antiga moto Indian em manutenção na garagem do 7º GACosM.

 

FICHA TÉCNICA - Motocicleta Harley Davidson 1200 cc

Dados iniciais

Fabricante

Harley Davidson Motor Co.
Origem Estados Unidos
Ano de fabricação 1953

Motor - Harley Davidson

Disposição Central

Deslocamento

73,27 cu. in. ou 1200 centímetros cúbicos

Potência

60 HP a 5200 rpm

Torque

70,56 lbs.ft ou 9,7 MKgf a 4000 rpm

Combustível

Gasolina

Capacidade do tanque de combustível

18 litros
Sistema elétrico
Bateria 12 volts - 32 Amp / 20 h

Carroceria

Guarnição 1 homens
Utilização Missões de reconhecimento e batedor

Comprimento

2290 mm

Largura

850 mm

Altura

1550 mm

Distância entre eixos

1590 mm

Peso

450 Kg
Carga útil 5450 Kg

Ângulo de entrada / saída

37° / 46°
Rampa máxima 39°
Rodas 3,50" x 16,00"

Pneus

5,00" x 16,00"
Desempenho
Velocidade Máxima 180 Km / h

Consumo

8,33 litros / 100 Km ou 12 Km / litro

 

 

Histórico da Classe de 1935 · Histórico do Quartel · Histórico do Rio Grande · Integrantes · Hinos e Canções · Curiosidades

Armas · Comissão Organizadora · Confraternizações · Colaboradores · Ilha da Pólvora · Mapa do Site · Principal · Fale Conosco  

 

por Gil Souza de Souza  & Hélio Alves de Souza