Caminhão Diamond T      Reservistas da "Classe de 1935"
 

 

O projeto e o desenvolvimento do caminhão Diamond T começaram em 1939 e este modelo foi produzido entre os anos de 1941 a 1945. 

A versão final do caminhão de carga 4 toneladas 6 x 6 apareceu em 1943. O caminhão civil fechado tinha sido substituído por um aberto com teto de lona.   Também para economizar em metal, os caminhões de carga passaram a ter carrocerias de madeira.   O Diamond T 968 A foi usado para transportar carga em geral, pessoal e para rebocar armamento.  A maioria dos caminhões tinha um guincho tipo Garwood, no pára-choque dianteiro, para até 7500 Kg.  O sucesso do Diamond T 968 A deveu-se a sua construção simples, com capacidade técnica superior, bom desempenho em terreno difícil e grande poder de tração sob todas as circunstâncias.

 

Diamond T 968 com teto rígido e guincho Garwood utilizado no 7º GACosM.

 

Diamond T 968 com teto de lona

 

FICHA TÉCNICA - Diamond T 968 A

Dados iniciais

Fabricante

Diamond T. Motor Car Co.
Ano de fabricação 1941 - 1945
Total produzido 10.500 unidades

Motor - Hercules RXC

Disposição Dianteiro Longitudinal

Deslocamento

528 cu.in. ou 8.668 centímetros cúbicos

Potência

106 HP a 2.300 rpm

Torque

343 lbs.ft ou 47,3 MKgf a 1900 rpm
No. de Cilindros 6
Sistema de refrigeração Água

Combustível

Gasolina

Capacidade do tanque de combustível

225 litros

Câmbio - Clark 326VO-18

Tipo Manual de 5 marchas à frente e 1 à ré

Caixa de transmissão - Wisconsin T76 com relação alta e baixa

Sistema elétrico
Bateria 6 volts, partida com 12 volts e terra positivo

Carroceria

Guarnição 2 homens
Utilização Transporte de carga, de pessoal e armamento

Comprimento

6830 mm

Largura

2440 mm

Altura

3050 mm

Altura livre do solo

280 mm

Distância entre eixos

3835 mm + 1481 mm até o terceiro eixo
Distância entre rodas 1873 mm na dianteira e 1829 mm na traseira
Raio de curva (direita / esquerda) 9906 / 10363 mm

Peso

12.100 Kg
Peso rebocável 3770 Kg
Carga útil 5450 Kg

Sistema de freios

Bendix Westinghouse a Ar

Suspensão

Molas semi-elípcas e amortecedores hidráulicos

Ângulo de entrada / saída

37° / 46°
Rampa máxima 33°
Profundidade máxima de água 610 mm

Pneus

9,00" x 20,00"
Desempenho
Velocidade Máxima 64 Km / h

Consumo

71,42 litros / 100 Km ou 1,4 Km / litro

 

 

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por Gil Souza de Souza  & Hélio Alves de Souza