O
automóvel Chevrolet 1942, de cor preta, era o veículo que transportava o
Comandante do Grupo, por toda
parte exceto em ocasiões de exercício.
Nessas oportunidades o veículo indicado era o jeep Dodge
Command WC-56.
A
produção do Chevrolet,
modelo Fleetmaster, manteve-se idêntica entre os anos de 1942 e
1945, sendo introduzidos alguns melhoramentos a partir do ano de 1946,
porém, com a mesma mecânica.
O
modelo de 1942 possuía os frisos e a grade do motor inoxidáveis, o filtro
de ar era a óleo, o arranque era no pé, tinha indicadores de direção
(pisca-pisca) integrados à grade
do motor. A palanca de mudanças era na coluna da direção e
as trocas de marcha eram ajudadas por um servo motor a vácuo que diminuía
em 80 % o esforço necessário para a troca das três marchas. Este
dispositivo tinha o nome técnico de Vacuum Power Shift.
A
suspensão dianteira era independente com molas helicoidais e a traseira
tinha eixo rígido com molas semi-elípticas. O sistema de
freios era capaz de parar o carro vindo a 80 Km / h em 40 metros.
Vista
lateral do Chevrolet Fleetmaster 1942.
Vista
frontal
Vista
traseira
FICHA TÉCNICA - Chevrolet
Fleetmaster 1942
|
Dados iniciais |
Fabricante |
General Motors Co. |
Origem |
Estados Unidos |
Ano
de fabricação |
1942 |
Total
produzido |
254885 unidades |
Motor
- Stove Bolt Six |
Disposição |
Dianteiro Longitudinal |
Deslocamento |
216,5 cu. in. ou 3547 centímetros cúbicos |
Potência |
90 HP a 3300 rpm |
No. de Cilindros |
6 em linha |
Diâmetro x Curso do
cilindro |
88,9 x 95,25 mm |
Taxa de Compressão |
6,5:1 |
Carburador |
Carter o popular Pé de ferro |
Combustível |
Gasolina |
Câmbio |
Tipo |
Manual 3 marchas à frente e 1 à ré
na coluna |
Sistema
elétrico - Delco-Remy |
Bateria |
6 volts |
Carroceria |
Distância entre eixos |
2947 mm |
Sistema de freios |
Hidráulico nas 4 rodas e freio de
mão traseiro |
Suspensão |
Molas espirais na dianteira, feixe de
molas na traseira com amortecedores de braço |
Rodas |
5,00" x 16,00" |
Pneus |
6,00" x 16,00" |
Desempenho |
Velocidade
Máxima |
135 Km / h |