Jeep Willys MB 1/4 ton        Reservistas da "Classe de 1935"
 

 

O Jeep é considerado, até hoje, um dos veículos mais versáteis para a utilização militar e civil.  É uma viatura necessária e indispensável para qualquer especialidade militar.  Serve tanto para transporte de pessoal, como para o transporte de carga, armamento, aparelhagem de rádio, aparelhagem de telefone e tem muitas outras utilidades.

O primeiro veículo desta espécie surgiu na década de 40.  O Exército Americano necessitava de uma viatura que tivesse aquelas características, ou seja, um utilitário leve, com tração nas 4 rodas, com capacidade para 1/4 de tonelada.  O MK II foi o primeiro jeep, apresentado naquela época, que definiu a idéia ou o estilo, que conhecemos até hoje.  Era produzido pela Bantam e, mais adiante, o  modelo foi aperfeiçoado e lançado pela Ford com o nome de GP ou Pygmy e pela Willys, com o nome de Quad.   O jeep da Willys foi o preferido, por contar com um motor melhor e performance superior aos outros.    O MA (Model “A”) era o nome deste novo modelo.  A Willys procurou melhorar ainda mais, criando um novo modelo, o MB (Model “B”), que se tornou um protótipo para os jeeps  construídos no mundo inteiro.

 

Jeep Willys MB sem capota e com sua tradicional grade do radiador.

 

A grade original do jeep era construída de ferro no formato de uma grelha, porém, a Ford criou uma grade mais fácil de ser elaborada.   A grelha foi substituída por uma grade, feita em chapa de aço prensada.  Esta grade começou a ser usada  no novo MB, em 1942, tornando-se marca registrada do jeep. 

Os jeeps MBs e os GPWs (General Porpouse Willys) de 1942, não tinham porta-luvas, as rodas eram sólidas, volante em baquelite preto, prendedor da capota com grampos. Para  uma produção em larga escala foi necessária uma padronização das marcas, a partir de 1943.

 

   

Mesmo modelo com capota de lona.            Vista lateral do jeep destacando a pá e o machado.

 

Uma característica interessante do MB / GPW é que os faróis eram dobráveis, podiam virar para o interior do habitáculo do motor e prover luz ao trabalhar à noite no mesmo. 

A produção do MB e do GPW foi até dezembro de 45, com pequenas diferenças ao longo do período em que foram fabricados. Cerca de 640 mil jeeps foram produzidos no período da Segunda Guerra. Muitos chegaram na época aqui no Brasil, mas muitos outros foram comprados usados do Exército Americano nos anos seguintes.

Os jeeps usados pelos reservistas da Classe de 1935, que serviram em 1954/55, eram dos modelos Willys MB.

 

FICHA TÉCNICA - Jeep Willys MB 1/4 ton.

Dados iniciais

Fabricante

Willys  

Origem Estados Unidos
Ano de fabricação 1941 - 1945
Total produzido 640.000 unidades na Segunda Guerra Mundial

Motor - "L-head" "Go Devil"

Disposição Dianteiro longitudinal

Deslocamento

134.2 cu.in ou 2200 centímetros cúbicos  

Potência

54 HP a 4.000 rpm

Torque

105 lbs.ft ou 14,48 M.Kgf a 2.000 rpm

No. de Cilindros 4 em linha

Diâmetro x Curso do cilindro

79 x 111 mm

Válvula de admissão        

1 - 17/32"

Válvula de escape 

1 - 15/32"

Taxa de Compressão

6.48:1         

Carburador            

Carter WO-539S

Combustível

Gasolina

Capacidade do tanque de combustível

57 litros

Câmbio - Warner T84

Tipo Manual de 3 marchas à frente e 1 à ré

3.554:1

Primeira

2.665:1

Segunda

1.564:1

Terceira

1.000:1

Relação do diferencial traseiro

4.88:1

Caixa de transmissão Spicer 18

Relação baixa

1.97:1

Relação alta

1.00:1

Sistema elétrico
Bateria 6 volts

Carroceria

Guarnição 4 homens
Utilização Transporte de cargas leves e pessoal

Comprimento

3330 mm

Largura

1574 mm

Altura Min / Max.

1320 / 1820 mm

Altura livre do solo

222 mm

Distância entre eixos

2032 mm

Distância entre rodas 1244 mm
Raio de curva (direita / esquerda) 5486 / 5638 mm

Peso

1100 Kg

Carga útil

362 Kg

Sistema de freios

Mecânico a tambor

Suspensão

Molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos

Ângulo de entrada / saída

45° /  35°

Rampa máxima 30°

Pneus

6,00" x 16,00"

Desempenho
Velocidade Máxima 105 Km / h

Consumo

12 -18 litros / 100 Km ou 8,33 - 5,55 Km / litro

 

 

Histórico da Classe de 1935 · Histórico do Quartel · Histórico do Rio Grande · Integrantes · Hinos e Canções · Curiosidades

Armas · Comissão Organizadora · Confraternizações · Colaboradores · Ilha da Pólvora · Mapa do Site · Principal · Fale Conosco  

 

por Gil Souza de Souza  & Hélio Alves de Souza