Minneapolis Moline  GTX 6 x 6    Reservistas da "Classe de 1935"
 

 

Viaturas Minneapolis Moline em exercício no Balneário Cassino - Rio Grande- RS.

 

As viaturas Moline eram utilizadas para tracionar peças de grande porte e para o transporte de militares.  Não eram blindadas. O Moline era um modelo GTX, com tração 6x6, ou seja, transferia a potência do motor para o chão, através das 6 (seis ) rodas. A tração era permanente nas quatro rodas traseiras e, quando fosse necessária mais tração, as rodas dianteiras poderiam ser utilizadas.  A tração dianteira era usada, somente, com o veículo usando a 1a marcha.  

 

Desfile na rua Marechal Floriano com o seu mascote o cachorro Negrão.            

 

O seu freio era hidráulico.  Esse freio era acionado pelo pé do tratorista, entretanto, ao seu lado esquerdo, destacavam-se 3 (três) palancas que  faziam parte do sistema de freio. A palanca que ficava no lado esquerdo servia para frear as rodas da lateral esquerda,  a palanca do meio freava o reboque e a do  lado direito freava as rodas da lateral direita. Esse conjunto de palancas servia para facilitar as manobras laterais desses veículos.      

Possuía um compressor no próprio motor, que fornecia ar para os seus pneus e, também, para os pneus de outras viaturas.  Na frente do motor, havia um guincho com um cabo de aço que media entre 30 e 50 metros, que era desenrolado livremente e enrolado por intermédio do motor.  O controle do guincho era feito através de duas alavancas colocadas, também, no lado esquerdo do tratorista.  O pára-choque  dianteiro era roliço e muito forte, próprio para grandes impactos e, principalmente, para subir terrenos mais elevados, como barreiras ou barrancos, pois o pára-choque rolava como um rolo compressor, facilitando a subida ou a transposição.  

 

Moline sem o pára-brisa dianteiro.

 

O Moline usava um pára-brisa dianteiro de vidro, que poderia ser removido de acordo com a sua necessidade.  Com capota de lona o seu uso era necessário, pois a mesma era presa nele.  A sua guarnição era composta por oito pessoas sentadas quatro a quatro, nos bancos laterais e mais o chefe de peça, que ficava sentado na frente, ao lado do tratorista.

            O 7º GACosM, naquela época, possuía 9 (nove) viaturas desse tipo.

 

Um Moline rebocando um canhão Vickers Armstrong passando pelo pórtico de entrada 

da cidade do Rio Grande - RS.

 

FICHA TÉCNICA - Minneapolis Moline GTX 6 x 6

Dados iniciais

Fabricante

Minneapolis Moline Power Implement Co.

Origem Minneapolis - Minnesota - USA
Ano de fabricação 1942

Motor - Minneapolis Moline HEA

Disposição Dianteiro longitudinal

Potência

105 HP a 1800 rpm

No. de Cilindros 6
No. de Válvulas 12

Combustível

Gasolina

Capacidade do tanque de combustível

2 tanques de 100 litros

Capacidade de tração 22 toneladas em qualquer terreno

Câmbio

Tipo Manual de 3 marchas à frente e 1 à ré
Embreagem Dupla, passagem da 1a. para 2a. sem embreagem
Sistema elétrico
Bateria 2 baterias de 6 volts

Carroceria

Comprimento

5131 mm

Largura

2438 mm

Altura

2921 mm

Altura livre do solo

250 mm

Distância entre eixos

2718 mm

Peso

8754 Kg

Sistema de freios

Hidráulicos

Ângulo de entrada / saída

28° / 63°

Pneus

8,25"x 20,00" dianteira - 14,00"x 24,00" traseira
Desempenho
Velocidade Máxima em marcha lenta 10,5 milhas / h (16,9 Km / h)
Velocidade Máxima em marcha alta 30,5 milhas / h (49,1 Km / h)
Velocidade Máxima no velocímetro 60 milhas

 

 

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por Gil Souza de Souza  & Hélio Alves de Souza