Caminhão Chevrolet Commercial      Reservistas da "Classe de 1935"
 

 

Os serviços rotineiros do quartel, como sejam, compra de mercadorias para o consumo interno, deslocamento de um pequeno grupo de soldados para serviços gerais, trânsito urbano, eram  feitos por viaturas mais leves e mais econômicas.   Os veículos indicados para essa missão eram os Chevrolet Commercial.   Este era dotado de carroceria.   Existia uma versão deste mesmo modelo, com a mesma mecânica, sem carroceria e com um suporte para tracionar a carreta Highway.                             

Chevrolet Commercial

 

O dispositivo empregado para a tração da carreta Highway está ilustrado, abaixo, no Chevrolet Commercial (visto pela traseira),  mais conhecido pela sua utilização, entre os militares, como "tratorzinho".   

Chevrolet Commercial "tratorzinho", viatura tratora da carreta Highway

 

FICHA TÉCNICA - Chevrolet Commercial

Dados iniciais

Fabricante 

Chevrolet

Origem

Estados Unidos

Ano de fabricação 

1942

Motor
Disposição Dianteiro longitudinal
Deslocamento 236 cu.in. ou 3865 centímetros cúbicos

Potência 

90 HP a 2750 rpm                                

Torque 217,5 lbs.ft ou 29,9 M.Kgf a 2400 rpm
No. de cilindros 6
No. de válvulas 12

Combustível

Gasolina

Capacidade do tanque de combustível

60 litros

Câmbio
Tipo Manual 4 marchas à frente e 1 à ré
Sistema elétrico
Bateria 6 volts
Carroceria
Guarnição 2 homens
Utilização Tracionar semi-reboque de 3 1/2 toneladas
Reboque utilizado Highway SRNE 3 1/2 toneladas

Peso

3500 kg

Carga útil 1500 Kg
Suspensão Molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos

Pneus 

7,50" x 20,00”

Desempenho
Velocidade 100 Km / h

Consumo

26,7 litros / 100 Km ou 3,75 Km / litro

 

 

Histórico da Classe de 1935 · Histórico do Quartel · Histórico do Rio Grande · Integrantes · Hinos e Canções · Curiosidades

Armas · Comissão Organizadora · Confraternizações · Colaboradores · Ilha da Pólvora · Mapa do Site · Principal · Fale Conosco  

 

por Gil Souza de Souza  & Hélio Alves de Souza